top of page

BENEFÍCIOS DO CONSUMO DE AZEITE

   Os egípcios já o usavam o azeite há 6000 anos e era um dos principais produtos comercializados pelos fenícios. Ao longo dos tempos a sua importância resultou das múltiplas utilizações que lhe foram dadas: alimentação, medicina e beleza, por exemplo.

   Foi ainda utilizado como combustível para a iluminação, como lubrificante para ferramentas agrícolas e elemento essencial em muitos ritos religiosos. Apesar de durante alguns anos ter sido menosprezado, actualmente tem sido objecto de investigações científicas, cujos resultados comprovam as suas inúmeras propriedades benéficas. 

   

   Benefícios do azeite para a saúde:

   Devido ao seu elevado teor de ácidos gordos monoinsaturados, o consumo de azeite ajuda a reduzir o mau colesterol (LDL), mantendo o nível do bom colesterol (HDL). Por outro lado, a vitamina E desempenha uma função antioxidante sobre as paredes das artérias. Desta forma, ajuda a prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares como aterosclerose, trombose, enfarte cardíaco e acidentes vasculares cerebrais. Ajuda ainda a prevenir a diabetes ao favorecer o metabolismo e a melhorar a assimilação de açúcar e a tolerância à glucose.

   O consumo deste alimento ajuda a proteger o sistema digestivo ao prevenir o excesso de ácido no estômago. Contribui ainda para o bom funcionamento da vesícula biliar, promove a assimilação de nutrientes e ajuda a regular o trânsito intestinal. De acordo com inúmeras pesquisas, o consumo de azeite poderá contribuir para a prevenção de alguns tipos de cancro, principalmente o cancro da mama.

   Devido ainda às suas propriedades antioxidantes, ajuda a combater o envelhecimento precoce e a beneficiar o sistema nervoso periférico, bem como o cérebro. Este alimento favorece a mineralização óssea, ao facultar a absorção de cálcio e de vitamina D, ajudando no crescimento e na prevenção da osteoporose.

   Para poder usufruir plenamente das virtudes do azeite, deve consumi-lo cru, sem aquecimento prévio e, de preferência este deve ser de origem biológica. Por esta razão é ideal para temperar saladas e vegetais. Pode ainda substituir outras gorduras utilizadas para elaborar todo o tipo de cozinhados pelo azeite. Mesmo para fritar deve usar azeite, pois os outros óleos vegetais alteram-se com o calor, gerando substâncias nocivas, a partir dos 170º C.

   Este líquido suporta temperaturas mais elevadas e não se queima se não se ultrapassarem os 180º C. Caso não aprecie o seu sabor nos fritos pode fazer uma mistura de azeite (um terço ou metade) e óleo de girassol, pois o elevado teor de monoinsaturados presente no azeite evita a degradação do óleo de girassol.

   O azeite é um óptimo hidratante e tonificante para a pele, pelo que é muito utilizado em artigos cosméticos. É ainda um excelente óleo de massagem e é adicionado aos óleos essenciais na aromaterapia.

MANTENHA-SE INFORMADO.

Obrigado pelo envio!

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • LinkedIn

Praça Gago Coutinho, 2, 7860-010 – Moura – Portugal |  geral@concursonacionaldeazeite.pt

 Tel: +351 285 250 990/ +351 285 250 991 (Chamada para a rede fixa nacional)

© 2023 por Concurso Nacional de Azeites de Portugal

| Política de Privacidade |

Logótipo CEPAAL.jpg
CNEMA.jpg
bottom of page